Como montar uma Fixa

Para quem quer montar uma fixa e não tem idéia de como começar, que peças usar e onde encontrar. Aqui vai uma ajudinha.

1. Encontre um quadro de seu tamanho ou um pouco menor com gancheira horizontal ou semi-horizontal. No Brasil ainda é difícil encontrar quadros de fixa a venda, então pode ser de Caloi Dez, Peugeot ou de Caloi Cruiser, etc.

2. Duas rodas de preferência aro 700 porém com cubo trazeiro de fixa (tb dificil de achar) ou adaptados (Feitos com cubos para freio a disco) com pinhão fixo. (Ver Fotos abaixo).

3. Pedivela com uma coroa para corrente de 1 ⁄ 8. ex. Sugino, Miche e outros. A relação fica a seu critério mas recomendo inicialmente uma relação mais leve até os músculos de seus joelhos estarem mais fortes.

4. Pedais, tem que ser com firma-pé ou clip.

5. Freio, só o dianterio. Atenção: O uso do freio é muito importante para novatos, ele te dará mais segurança e irá ajudar a não sobrecarregar seus joelhos.

O resto fica a seu critério. Mesa, guidão, selim, etc. Existem hoje as fixa clássicas que são montadas com base nas Pisteiras antigas e as de freestyle que são um mix de pisteiras e BMX, com headset de downhill ou MTB, etc.

O legal disso é que não há preconceito e vc poderá montar sua fixa como quizer de acordo com o que vc tem no bolso ou seu gosto. Poderá deixa-la com a sua cara.

E pra quem vai montar a sua, estaremos montando fixas no workshop que faremos no Festival CicloBR que acontecerá no dia 28 de fevereiro.

Bom pra começar é isso. Se alguém dos afixionados do Blog perceber que eu esquecí algo, adicionamos depois.

Mais infos: Canna Corp, Juice,Pscycle.Lockring


cubo de fixa caseiro

Cubos de fixa da marca Fórmula

13 respostas para Como montar uma Fixa

  1. Eric disse:

    Muito jóia o artigo Wagner!
    Mas eu ainda tenho uma duvida principal quanto ao cubo traseiro. Eu não entendi como fazer a adaptação em um cubo normal. da pra fazer com o original da caloi 10?

  2. masterfix disse:

    Até dá Eric, o problema com o cubo original da Caloi e outros normais é que else têm uma rosca simples.
    Mesmo se vc conseguir colocar um lockring não fica muito seguro, mais cedo ou mais tarde acaba soltando pois o lockring vai girar no mesmo sentido do pinhão.
    Os cubos de pista têm a rosca do lockring invertida com relação do pinhão, então, na hora da freiada ele trava.

  3. Renan Peneluppi disse:

    só pra complementar sobre cubos… Travar um cubo de rosca simples funciona, mas por pouco tempo, uma hora a rosca espana. Eu já tentei soldar o pinhao no cubo, NAO FACAM, nao funciona. As melhores opcoes sao mesmo cubo de pista, ou cubo de freio a disco winzip, furar o pinhao e usar uns parafusos….
    òtimo post wagneta

  4. adriano disse:

    estou com uma duvida com relção ao cubo trazeiro. na adaptação do pinhão o cubo original da caloi 10 sunshine não serve…..para ser transformado em fixa????

  5. adriano disse:

    estou com uma duvida com relação ao cubo trazeiro. na adaptação do pinhão o cubo original da caloi 10 sunshine não serve, para ser transformado em fixa????

  6. masterfix disse:

    Oi Adriano. O cubo é de rosca? Se for até dá. Têm alguns que dão até pra colocar um lockring, mas como é na mesma rosca não segura muito. Se for montar assim, sugiro usar com freio pois o pinhão solta se colocar muita pressão.Minha primeira fixa era com cubo de rosca simples e andei muito com ela e não muito problema pq eu tinha freio pra ajudar.

  7. adriano disse:

    É QUE EU SOU MEIO LEIGO NESSA PARADA DE FIXA,TO COM UM PAR DE RODAS AERO 700 COM ESSES CUBOS SUNSHINE, TENHO PEÇAS DE CALOI MAS O QUADRO QUE ESTÁ SOBRANDO É DE MONARK. MONARK É AQUILO NÉ, TEM QUE ADPTAR MUITA COISA PRA ELA FICAR BOA JÁ CALOI É MEIO UNIVERSAL CABE QUASE DE TUDO. ESSA IDÉIA DA FIXA ESTÁ AMADURECENDO NA MINHA MENTE…QUERIA DAR UMA VOLTA EM NESSAS DIABAS PRA VER SE O SANGUE FERVE!!! VCS SE ENCONTRAM ONDE???? ESSE MÊS ESTOU DE FÉRIAS POSSO DAR UMA PASSADA PELO SEUS ENCONTROS E ESCLARECER MINHAS DÚVIDAS. ABRAÇOS E OBRIGADO.

  8. Pomps21 disse:

    Gostei muito do artigo cara , parabéns foi bem. Esclarecedor , era oq eu estava procurando e estava por aki o tempo todo ! Rsrsrsrsrs
    Peguei minha bike ontem , consigui poucas informações sobre ela , meu Avô teve uma bicicletaria nos ano 80 e ela ficou guardada na garagem dele por muitos anos nunca mexi nela pois era uma bike que ele guadava como reliquia , depois que ele falaceu ela acabou ficando pra mim , lembro que ele dizia que ela era italiana , mais desmontando hj descobri que algumas das peças saum alemãs … Com exeção dos freios que eram ingleses e o pé de vela nacional … Bom tirei tudo dela , cambio que não era original freios tirei a fita do guidão que acabou revelando um lindo cromo muito bem conservado ! Depois de desmontar ela inteira pra fazer a pintura vi que o pé de vela e muito diferente do que eu conheço hj mais estaum num bom estado , apenas desparafuzei a coroa de baixo que ela ja ficou pronta pra relação fixa … Bom e ae que esta o maior problema , lendo o artigo eu vi que soldar um catraca não vai funcionar . Meu plano 1 ja foi por água a baixo lock rings tbm naum parecem funcionar tão bem quanto eu imaginava intão me sobra a opição de comprar um par de cubos formula de pista … Alguém me sugere alguma loja que eu possa encontrar ou uma opição mais em conta ? Tbm encontrei dificuldade em encontrar pneus aki na minha cidade ainda mais pq naum sei as medidas deles , maiorias das bicicletarias naum trabalham com speeds … E eu achava que encontrar peças pra BMX era dificil … O país dificil pra ser ciclista … Rsrsrsrs
    Muito obrigado por esclarecer muitas das minhas duvidas agora estou mais confiante na bikinha ! Em breve mando albumas fotos …

  9. Cleber Terra disse:

    bahhh velho, tem que ser um quadro com ganchera horizontal?

  10. Estou montando minha fixa, comprei uma caloi 10 ano 1979, desmontei toda e to partindo do zero. o cubo traseiro estou usando um cubo de freio a disco, com catraca 14 dentes de cubo contra-pedal. o mecanico vai furar pra mim pra fazer a adaptação. do outro lado colocarei uma catraca roda-livre tbm de 14 dentes, ficando assim a possibilidade de usar em modo “flip-flop”.

  11. Mr. W disse:

    Navajo, procure não deixar a relação muito pesada. Coloque uma coroa pequena de início para fortalecer seus joelhos, tornozelos e músculos que não usa na roda livre. E por favor, coloque um freio dianteiro para te dar mais segurança e tb para não forçar o corpo.
    Muito cuidado com o alinhamento pinhão/coroa. Pra não ficar escapando. De resto, divirta-se pois fixa é emoção pura…
    abs,

    Wag

  12. Mr. W, valeu pela dica, minha expectativa éra justamente começar com uma relação 52×14, que é a unica marcha que eu uso na minha bike roda-livre, mas vou seguir seu conselho, afinal fixa é diferente de roda-livre. Alguma dica de manetinhos de freio bom e barato pra usar ali no centro do guidão bullhorn, perto da mesa?

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 73 outros seguidores

