Ride your bike!!

Agora o Bruns vai ficar mundialmente famoso de verdade.

Ontem, exatamente as 12:11 pm de algum lugar, o Lance Armstrong postou no seu twitter uma ligação para uma matéria sobre o desafio intermodal de São Paulo.

Talvez ele tenha ficado impressionado com o fato das bicicletas terem vencido o helicóptero. Ou ficou impressionado com o desempenho monstruoso do Bruns mesmo.

A matéria em si é bem legal (veja resumo porcamente traduzido abaixo). Ela apresenta este vídeo muito bom feito pelo repórter gente boa Tom Cavalieri, fiel escudeiro da Falzoni.

São Paulo vem sendo afogada num mar de carros por muito tempo. E o futuro não mostra nenhum sinal de melhora. Insuficiência de transporte coletivo aliada a veículos privados geralmente ocupados por uma única pessoa compoe um cenário diário de caos.

Em média, o habitante de São Paulo fica preso no trânsito durante quinze horas por semana – aproximadamente dois dias de trabalho. Sem contar os danos económicos e psicológicos, a situação é uma trava ao desenvolvimento da cidade e à qualidade de vida de seus cidadãos.

Neste cenário aconteceu o desafio intermodal. A proposta é simples: ir o mais rápido possível do ponto A ao ponto B, durante a hora do rush, usando o meio de transporte que preferir. O evento busca alertar para alternativas viáveis ao automóvel e promover o dia mundial sem carro.

Contrário a qualquer previsão [tolinhos], a bicicleta venceu o desafio, com tempo de 22 minutos – mais de dez minutos antes do helicóptero e uma hora antes do carro, que chegou depois do corredor, do ônibus e apenas dez minutos antes do pedestre [dá-lhe Laércio].

Mudar o paradigma automobilistas é necessário, ainda mais em uma cidade do tamanho e da importância económica de São Paulo. O desafio intermodal talvez não apresente soluções reais para o problema, mas ao menos chama a atenção para a questão fundamental da mobilidade e como ela impacta o meio ambiente e as nossas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: