Como parar uma fixa

Fixas são lindas, leves e rápidas. Se não tiver freio então, fica mais linda ainda, sem nenhum cabo ou manete.

Mas a primeira coisa que qualquer sujeito com um mínimo de noção se pergunta antes de subir numa é: comé que pára essa porra?

A-ha! E é ai que começa a brincadeira. Pra conseguir sobreviver e se divertir, você vai precisar aprender algumas técnicas, que no fundo são bem simples.

Pensando nisso, o pessoal criou um aqui traduzido por quem não tem o que fazer…

O que vc vai precisar

a) Fixed gear bike

b) Pedais com firmapé ou taquinho

c) Capace e joelheiras e cotoveleiras

d) Cones de trânsito e/ou marcadores de rua

Step 1: Encontre um lugar seguro para praticar

Sempre escolha um lugar aberto e inabitado. Photo by Bindanaku on Flickr

Bike couriers se popularizaram usando fixed gear (ou “fixie”), mas o último lugar que você vai querer praticar é no tráfico pesado. Novatos devem encontrar locais abertos e seguros pra particar suas manobra (e cair).

Use pelo menos o freio da frente até se sentir confortável para freiar sem ele (mesmo ele ainda estando na bike). Lembre-se que é quase impossivel antecipar uma freiada de emergência.

Estacionamentos abandonados e quadras de futebol são os melhores locais para praticar. Mais importante, tente sempre usar os equipamentos de segurança

Step 2: Antecipe suas paradas

Freiar uma fixie é mais complicado que uma bike normal, você precisará ficar muito mais atento às suas imediações e até antecipar possíveis mudanças no tráfico à sua volta. Redobre sua atenção também para o solo em busca de poças de óleo, lixo, latas ou outras coisas no caminho (mais informações, pergunte pro Bruns), assim você verá que fica mais fácil e seguro andar no trânsito. Quando estiver treinando paradas, especifique um ponto onde deseja parar, com um cone ou uma marca. Marque uma região de segurança para suas paradas, você deverá praticar paradas rápidas (ou até skidar desviando de obstáculos) .

Step 3: Escolha seu método de freiada

Apesar do perigo, existem boas notícias. Quando se trata de diminuir a velocidade, ciclistas de fixas têm algumas opções. Cada uma com seus prós e contras (mesmo pedalando em condições ideais), então é bom aprender alguns métodos. Os dois mais comuns são:

Pedalada controlada

Diminuir a velocidade da pedalada é a maneira mais fácil de se parar um fixa. Como a rotação da roda de trás está diretamente conectada com os pedais, diminuindo lentamente as pedaladas fará com que a bike dininua sua velocidade. Em uma situação de não emergência isso fará com que você consiga uma parada natural e macia —  com tempo/distancia permitidos é claro.

Skid Stopping

A combinação de travar o pedal e pender o dorpo para frente exigirá algum trabalho. Photo by Faster panda kill kill on Flickr

Seu sobrenome é “perigoso” (ou “veloz”)? Então Skid stop é mais sua praia. O processo começa com o posicionamento do corpo para frente para tirar o peso da roda de trás. Se você conseguir equilíbrio suficiente para tirar um pouco o pneu traseiro do chão, melhor ainda.

Uma vez que a tração da roda traseira é tirada da jogada, use seus pés pra travar os pedais na posição horizontal. Empurre para baixo o pedal que sobe, e puxe para cima o pedal que desce (é por isso que se precisa do clip ou firmapé) Isso faz com que a bike pare, e com tempo e prática é possivel dar skids mais ou menos longos de acordo com a necessidade apenas com uma leve mudança na posição do corpo.

Step 4: Pratique, Pratique, Pratique

Mesmo com um bom entendimento da freiada você ainda vai precisar de muita prática. O objetivo é executar essas manobras numa situação controlada muitas vezes para se atingir o que se chama de memória muscular (o movimento se torna automático).

Acredite — algumas horas de skid stop num estacionamento é melhor que ficar fazendo força sobre seu guidão repetidamente.

Enquanto você vai aprendendo a dar seus skids você expermentará várias maneiras, mais e menos eficientes de se parar sua bike.

Dica: Ainda em dúvida com a mecânica do Skid Stop? Tente hitting up YouTube para alguns video tutoriais. Além dos fundamentos, a galera das fixies colocou um monte de outro métodos de parada para os entusiastas.

Step 5: Faça seu testamento

Depois que você tiver gastado todo seu pneu dando skids e ele furar enquanto você estiver tentando se equilibrar com sua “Messenger bag” cheia de macbooks, você provavelmente irá cair, deslizar pra baixo de uma Kombi, e morrer. Tenha certeza que você especificou quem vai ficar com seu  Pedivela Paul , Selim Brooks , headset Chris King … você não vai querer que suas coisas vão para inventário não é mesmo.

Esse texto foi  interpretado e traduzido por Wagner de Carvalho.

Tutorial encontrado aqui.

12 Responses to Como parar uma fixa

  1. v.For.Vendetta.a disse:

    poxa, alguém poderia traduzir esse hein? eu não manjo nada de ingles!

  2. masterfix disse:

    “Constantly scanning the road for hazards is ideal while riding through traffic”
    Aê Bruns, esse é pre vc, hahahahahuhuhuhuhuhahahahahahahahahahahahaha

  3. Rangel disse:

    Muito bom esse tutorial para quem está começando na fixa (eu por exemplo!rs)!
    Já estou começando a dar meus primeiros skids!A sensação de usar as pernas para freiar é demais!

  4. Victor disse:

    O tirano drogado, esqueceu dos Skips, aqueles pulinhos gays.
    Param rápido bagarai, gastam pouco pneu e não fodem tanto com o joelho quando “pedalar pra trás”.
    Bejunda!

  5. masterfix disse:

    Boa Victeta…..

  6. rafiuts disse:

    skid sem sair do banco tb são muito eficientes!!!1huahauha

  7. Victor disse:

    Verdade Rafeta! E se não levantar a bunda e ainda escorregar pro lado para mais rápido que freio a disco abs hehe

  8. Rodrigo disse:

    eu consegui num dia de chuva e sob o magistério do Viquetor e Gunnar, ambos do fixacwb.wordpress.com

  9. nilton gonçalves disse:

    ai pessoal eu achei muito legal estas materia sobre as baikes pois eu tanben gosto de pedalar ne sinto muito bem pois temho 44 amos pois senpre todos os dias mao fico sen pedalar um forte abraço a todos que gostao e sao sinpatisante de bicicleta eu tenho uma sk da caloi 21 velocidade pois oque vc acham e boa para comesar o esporte en si pedalar por ai nilton gonçalves de curitiba pr

  10. Victor disse:

    Entendi porra nenhuma

  11. Niltom vc esta na pagina errada…

  12. Antonovas disse:

    Ainda estou tentando…mas ta dificil de conseguir.

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