Apresentação

Nós só criamos um blog sobre roda fixa em São Paulo. Não nos achamos nada demais por causa disso. Não somos um grupo homogêneo e nem muito organizado. Nem somos um grupo, na verdade. Aliás, isso aqui deve ser só mais uma modinha que vem de fora e daqui a pouco passa.

O objetivo deste espaço é compartilhar e divulgar conhecimentos sobre o assunto. (Mentira. O objetivo é ficar famoso e ganhar muito dinheiro).

Cada post é a opinião exclusiva do seu autor, que responde pelo que escreveu. Ninguém precisa de representação. Ninguém tem autoridade para representar outras pessoas além de si mesmo. Todas as opiniões são respeitadas, mas preconceitos, ofensas, propagandas nada a ver como assunto e outras baixarias não são benvindas.

Abraços e que deus proteja nossos dentes.

Quer entrar nessa roubada?

Acesse http://groups.google.com.br/group/fixasampa e faça parte do grupo de discussão. É por essa via que marcamos nossos pedais, encontros, oficinas, falafels, bebedeiras, etc…

O que é roda-fixa?

Basicamente é o contrário de roda-livre e a forma mais primitiva e natural de pedalar uma bicicleta. Graças à roda-livre você pode “andar na banguela”, algo que não é possível em uma bicicleta com roda-fixa ou de pista.

Grosso modo, uma bicicleta com roda-fixa difere de uma bicicleta com roda-livre no fato de ter apenas uma marcha, não ter freio traseiro (algo inútil, quando você tem suas próprias pernas para fazer força tanto para frente, como para trás) e não ter roda-livre (o mecanismo que permite “andar na banguela”).

Gabba – do blog Roda Fixa (de Curitiba)


Participantes

Albert

A impecável magrela

Se não foi o primeiro foi um dos primeiros a vir com essa onda de roda fixa. Um dia foi advogado, mas resolveu deixar de sem vergonhisse e mudou de vida. Hoje é pobre, faminto e fedido, mas vive feliz da vida pedalando pela cidade de São Paulo. E diga-se de passagem, o rapaz pedala pra caraleo.

.

Aline

Campeã de bike polo

Jornalista que passava fome em Aracaju, revolveu migrar para Sumpaulo em busca de subir na vida. Como não conseguiu, acabou se relacionando com maus elementos e veio parar no mundo das fixas. Ao invés de comprar uma, como a coisa tava feia, deu um cacete no Renan e tomou a Mafalda de assalto. Esse foi o divisor de águas em sua vida. Ela e a verdíssima bicicleta se deram tão bem que hoje a moça é uma bem sucedida jornalista de fofocas. Nas horas vagas é a capitã do primeiro (e até agora único) time feminino de bike polo: o TPM.

.

a Fixa(Lenda)do-Mengão

Aragon

Carioca flamenguista, bike repórter, cicloativista, cantor de mambo nas horas vagas. Apavora na bicicletada. A fixa dele é uma lenda que a gente finge que acredita. Mas como o cara é o sucessor direto do Pasqualini no mega império empresarial, a gente deixa ele participar. Afinal, quem tem…

.

Bruns

Praticamente um metrossexual. Não sai de casa se o boné não estiver combinando com o tênis. A Callas ficou tão

Callas

Callas

bonita que dá raiva. Algum dia a gente vai pegar ela e linxar. Isso se alguém conseguir pegar o cara, porque o bicho pedala que é um animal. Todas aquelas histórias mentirosas que ouvimos sobre o Chuck Noris foram plagiadas dos feios dele. Nas horas vagas é cantor lírico.

.

Caloi 1 e cofrinho

Canna, o pastor

Grande mestre, pastor e cachaceiro. De seu mocó já saíram a Caloi 1, a Mona, a Mafalda, a Vaca, a Cristiane, etc… Todo mundo pede sua benção antes de montar uma fixa. Há quem diga que ele deveria fazer só isso da vida, mas sabemos que essa atividade serve apenas para lavar a grana que ele ganha no mercado negro. Nas horas vagas serve cafezinho na Pasqualine CO.

.

Danilo

Tereza e Fifi

Sua primeira bicicleta foi uma fixa, encontrada toda destruída na garagem do Pulice, que era pra ser da Laura, mas como sempre o quadro ficou muito grande pra ela. Então, ela a reformou e deu de presente surpresa pra ele. Pedivela, pneus e guidões depois, ela deixou de ser apenas a “caloi 10 fixasa pelo cara de Santos” e virou a incrível Tereza, que aguenta os trancos do Danilo, quando ele AHAZA toda quinta-feira no bikepolo. Tudo bem que a próxima fixa dele vai ser uma incrível “bike-ahazo” como diz o Mestre Canna, mas a Tereza sempre vai ser lembrada como a mais valente de todas.

.

Gola

.

Haase

.

Dona Mafalda

Dona Mafalda, primeira versão

Highlander

Cuidado, ela é brava. É a bailarina do grupo e, como é a senhora do Canna, obviamente não tem bicicleta. Foi praticamente obrigada por nós a fazer parte do grupo. Também foi a primeira dona da Mafalda. Pedala loucamente. Já foi até o canal do Panamá e voltou num monociclo

.

Laura

Tereza e Fifi

Conhecida como Miranda Priestly brasilleira, sempre muito ciclychic começou no mudo das bicicletas com sua bici urbana feminina de 30kilos. Através dessa bicicleta ela conheceu maus elementos que andam de fixa que a ajudaram a monta sua fixa Fifi e agora pode ser encontrada as sextas tomando “sangue-de-macaco” feito pelo Pedrão na Rua da Consolação. É uma das integrantes do 1º (e único) time de bikepolo feminino: o TPM.

.

Don Pablo em Caieras

Pablo

Muiti-milionário empresário do ramo das fixas, trouxe todo o know how que adquiriu em terras australianas para desbancar o Canna. Pra ele não tem essas bichisse de bike colorida: “não venha com esse papo de colorido que comigo não pega. Tem que ser preto, branco ou cinza e ponto final. Em bikes pode até ter um prateado ou dourado. O resto é hypster!!!!” Também mantem um blog concorrente. Mas obviamente a gente também não vai fazer propaganda gratuita pra ele. Procura TAG and JUICE na barra de links ai do lado que você acha.

.

Primeira MTB fixa

Pasqualini

Na verdade o Pasqua nem sabe que faz parte desse grupo. É tipo um membro honorário. Vive dizendo que vai montar a primeira mountanheira fixa, com amortecedor e tudo. Dono de um grande império, é melhor não falar muito mal dele. Afinal, quem tem tem medo e a vida é curta, mas sempre pode ser encurtada ainda mais.

.

Pedalante

Azurra

O maior agitador, mas pedalar que é bom… bem, deixa pra lá. O importante é que ele é um cara legal. Dizem que foi ele que trouxe a primeira bicicleta para o Brasil, participando com ela da Coluna Prestes. Foi um dos primeiros que conhecemos a montar uma fixa. Atualmente não sabemos seu paradero.

.

Rafaela

Jurema

Rafa Rodo

Faixa preta de Aikido, advogado, consegliere do Pasqua. Recomendo não brincar com ele. Roubou uma Caloi 10 de uma menina e montou uma bela fixa. Cansado do dia-a-dia no escritório, pegou uma câmera, teve umas idéias na cabeça, juntou uns amigos e iniciou umas filmagens que prometem fazer os filmes da Macaframa parecerem trabalho de escola.

.

Rangel

.

Talita

Magra, a valente

Nenhuma bicicleta foi capaz de sobreviver aos trancos da Talita, a delicadeza em pessoa. Mas desde que descobriu os poderes da roda fixa sua vida mudou completamente… “Magra” – como foi batizada a bicicleta discreta dela – nasceu pra completar o que faltava em sua vida. A Magra é magra. Mas é também forte, guerreira, ousada e linda e enfrenta diariamente as ruas de SP, já tendo sido vista por milhares de motorizados. Nunca queira cruzar o caminho das duas, a experiência pode não ser nada agradável.

.

Tirano fingindo

Tirano

Também conhecido como Sílvio, super agita o blog, faz a maior pose, só sabe falar sobre fixas, mas pedalar que é bom, xiiii… Demorou seis meses pra montar sua fixa e ela só ficou pronta graças aos esforços da Canna Fixed Corporation. A propósito, o bicho é ruim pra escolher nome. Sua chifruda fixa acabou batizada com o controverso nome de Vaca. Vai entender o que se passa com esse menino.

.

Valverdes

Relações públicas do fixa sampa, agitador cultural, renomado cicloativista, dizem que vai entrar pro PRONA e sair candidato a vereador. Tá devendo fotos da sua fixa, irmã gêmea da Hilda.

.

Wagner e sua fixa

Wagner

Também conhecido como Wagneta, tornou-se consegliere do Tirano e planeja um golpe para dominar o fixa sampa. Encontrou o quadro num lixo de Londres e montou uma linda fixa. Foi bike currier com ela. Hoje é multi milhonário e não pedala mais. Dizem que veio pedalando até o Brasil, passando pelo estreito de Bering no inverno.

.

Zapella

.

Zé Alberto

Nem só de pão vive o homem

Biólogo especializado em plantas bolivianas, acabou sendo injustamente procurado pela polícia e resolveu passar uns tempos fora. Assim, tornou-se nosso embaixador nas Oropa. Montou sua Maria Antonieta com restos encontrados no porão de sua república e hoje passa os dias nadando pelado no Reno ou dando skids de vários quilómetros no chão congelado de Basel. Quando sente saudades do Brasil se veste de Carmen Miranda e poe seu cd do Adoniran no máximo.

45 respostas para Apresentação

  1. Will Fixed (Londres/Santos,SP) disse:

    Olá!

    Parabéns pela iniciativa do blog! Tentei e falhei… (http://fixedbr.wordpress.com) hahaha não sou muito escritor, espero que você tenha sucesso!

    Essa é minha Fixed. O Apelido dela é Rocchetta: http://www.londonfgss.com/members3483-albums186-picture917.jpg

    O quadro é um Caloi 10 antigo, Garfo Spinner, com peças Campagnolo e Shimano Dura-Ace Track. Aros Arraya e Pneus Vittoria Rally tubular.
    Na foto a relação é 48/17, mas hoje está em 48/16 com um pinhão Shimano Dura-Ace Track preto.

    Sinta-se a vontade para publicá-la se quiser! Grande Abraço e boas pedaladas!

  2. Will Fixed (Londres/Santos,SP) disse:

    Olá! Recebi suas mensagens. Aqui estão outros links das fotos:



    Grande Abraço!

  3. Como foi o encontro no Velódromo de Caieiras? Tem fotos?

    Abraço,

    Will FixedBR.wordpress.com

  4. […] Felipe Aragonez […]

  5. […] Apresentação   […]

  6. masterfix disse:

    Opa!!! Quem disse que eu não pedalo mais????????

  7. Márcia disse:

    Fantástica a apresentação!
    Mona anda muito por aí, mas nenhuma câmera conseguiu captar sua imagem… aguardemos os avanços tecnológicos!

  8. Márcio Campos disse:

    Só para registro, sim, a Mona já foi fotografada numa dessas tardes de primavera, numa quarta qualquer, numa praça midiática que encobre rejeitos paulistanos.

    Veja foto exclusiva aqui:
    http://marciocampos013.multiply.com/photos/album/10/Tradicional_Furo_de_Quarta_#7

    E ainda vou fazer a minha para tirar chinfra pela cidade. Não sei se em quadro de speed ou MTB. Seria exclusiva uma MTB fixada, com suspa e pneu biscoitão, de repente…

    Abraços

    Márcio Campos

  9. pedalante disse:

    Márcio,

    Lá em terras do Oriente, tem uma idêntica…veja na Urban Velo 10.

  10. Bruno disse:

    Gostaria de uma ajuda para montar a minha fixed.
    Você pode me indicar alguem para fazer o trabalho de soldagem de uma cancheira reta de bike track?

    Muito obrigado!

  11. Ricardo (Cachorrão) disse:

    Olá amigos,

    Sou ciclista há mais de 17 anos, participo do campeonato paulista de ciclismo e da média paulista, tambem corro algumas provas de MTB, tenho uma speed e uma MTB para competir, mas tambem tenho uma fixa tambem, boa parte dos meus treinos é feito na fixa, além de ser uma bike muito rigida podendo fazer força a vontade, 1 hora de treino em fixa é uma hora pedalando sem parar.
    Abraço.

  12. pedalante disse:

    Pedalante indica seu blog para receber o Prêmio Dardos.
    Esta premiação foi criada em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por blogueiros nas mais diversas áreas. Premia a criatividade e busca promover a confraternização entre os blogueiros cujos trabalhos agreguem valor à Web.

    Receba seu prêmio Dardos Acessando http://pedalante.wordpress.com/

    Abraços.

  13. Parabéns pelo blog, é muito bom encontrar mais gente que pedala as fixed por aqui…assim que der colem no meu blog, inicialmente não é só de fixed mas a cada dia o negócio fica mais forte..heheh, valeu a todos!!!

  14. rafiuts disse:

    iai silvio coloca aminha ai meu!!!!OOO LOKOOO!!!!
    huahuahau
    abraço

    ps: achei q o blog ficou melhor desse jeito!!!

  15. […] Apresentação […]

  16. Olá amigo blogueiro,
    Campanha pela redução do IPI da bicicleta!
    Essa é uma grande campanha que estamos realizando a partir de Fortaleza. Precisamos da ajuda de todos para divulgar, toda ação nesse sentido será bem vinda para a concretização de um mundo melhor para todos.

    Saudações,

    visite e assine nosso abaixo assinado pela redução do IPI da bicicleta: http://www.inacio.com.br/abaixo-assinado
    Faça contato conosco, para saber acesse mais http://www.inacio.com.br
    Coloque um link no seu blog para recolher assinaturas!

  17. Andre Artioli disse:

    Opa galera fixa!

    Descobri a brincadeira em uma viagem e agora estou montando a minha…. Na verdade ja’ esta’ pronta, mas recebendo alguns retoques pra ficar mais redonda…
    Estou arrastando outros 2 amigos para o mundo das fixas e em breve estaremos pelas ruas….

    Abs,
    Andre

  18. rafiuts disse:

    a minha fica foi batizada “Jurema” por uma amiga

    Consigliere???tive q procurar na wikipedia, me senti perigoso agora!!!huhuahuah

    “Consigliere é o homem de confiança do Don (chefe da máfia).

    Dá opiniões e conselhos sobre os assuntos íntimos da família. Assim como o padrinho e os sub-chefes, não realizam trabalhos nem são envolvidos diretamente com os crimes. É o braço direito do Don.”

  19. André disse:

    salve! gostaria de falar com vcs, tem como me escreverem no e-mail, por favor? por aqui não achei um endereço de contato. abs!

  20. Olá a todos!!!
    Cheguei meio que por acaso, li e gostei muito,parabéns!!!
    Sou nova no assunto, na verdade acabo de descbrir o que é uma fixa (podem rir). Estava pesquisando sobre bikes e depois de ler o blog de vcs acho que também sou cicloativista, aqui em Foz do Iguaçu o pessoal acha que quem anda de bike é por falta de opção e não por opção! Um absurdo.Em fim.
    Qual a possibilidade de vcs cederem a experiência em bicicletadas pra nós aqui do “interior”.

  21. .isac disse:

    Show de bola fixamania…isso pega mesmo!

  22. Jennifer-Tool disse:

    ler todo o blog, muito bom

  23. Victor Vieira disse:

    Oi pessoal, ja estou há um tempo planejando montar uma fixa… e vou aproveitar as férias agora pra isso… já tirei vérias dúvidas aqui no blog, mas ainda me resta uma: quando vai se fazer a curva, o pedivela não pega no chão, levando à queda? Teria que usar pedivela menor, tipo 165mm?
    valew1

    té mais

  24. masterfix disse:

    Victor, vai depender do quadro que vc vai usar. Se for de fixa mesmo, pode ser qualquer pedivela, mas se for de caloi dez, sugiro 165.

  25. yamas disse:

    e aí galera faceira…
    Como faz pra entrar na lista do fixasampa???
    abç
    yamas

  26. gabrielsps disse:

    Sou de BH como faz para postar minha bike no fixa sampa?

  27. Arthur Ardizzoni disse:

    Boas tardes!
    parabéns pelo blog!
    Gostaria de fazer uma singela contribuição para o mundo das fixa.
    A fixa ou “monobloco” como é conhecida desde os anos 80, aqui na zona norte, faz parte do cotidiano de bairros periféricos da região, como: Jd Brasil e Pq Edú chaves.
    Se vcs procuram pelas raízes da Fixa em SP, sugiro um passeio por lá.
    Mais uma vez, parabéns pelo conteúdo e “didática”.

  28. […] Depois de Curitiba ter realizado sua primeira Alleycat, chegou a vez dos ciclistas – em sua maioria adeptos das rodas fixas – realizarem a primeira corrida informal de bicicletas dentro do trânsito paulistano. Será nesta sexta, às 21h. As tais Alleycat começaram como tipo de competição entre ciclistas mensageiros (ver no Wikipidia http://en.wikipedia.org/wiki/Alleycat_races) e hoje foram apadrinhadas também por ciclistas urbanos, sobretudo entre o universo um tanto underground dos fixados. Para saber mais sobre os fixados, ler em Fixa Sampa https://fixasampa.wordpress.com/sobr/. […]

  29. pedaline disse:

    acho que ta na hora de atualizarmos isso aqui

  30. Renan Peneluppi disse:

    Ae seu fumador de pedra.. eu quero uma apresentacao minha tambem… Eu to longe mas sou da turma…
    e to morrendo de saudade da mafalda, e do polo, e das fixas e dos bares e de voltar pedalando bebado as 3 da manha na chuva ….

  31. POMPS21 disse:

    Ola galera estou prjetando uma fixed com uma antiga bike inglesa que herdei do meu avô … ela e muito linda e tbm esta em bom estado … gostaria de saber como e onde encontrar peças pra ela pois aki em guarulhos esta dificil , estou procirando uma relação fixa e pneus …

    valeu ae galera desculpa postar aki mais naum achei um lugar especifico ainda mais com o pouco tempo que tive hj aki no trampo !!

    FAlOOW !

  32. ricardo meireles disse:

    Amigos, necessito montar minha fixa urgente! A ideia surgiu porque pela segunda vez bateram na minha bike no estacionamento do trampo (eu venho pedalar de bike, terno, gravata e uma mochila para ir pra academia à noite). E, adivinhem o que deu maior prejuízo? O câmbio e as parafernalhas extras que são desnecessárias! Só preciso das pernas e já sabia da existência das rodas-fixas mas não sabia que existia um grupo grudado nessa ideia. Me apresentando melhor: baiano, cidadão paulistano há seis anos e meio, é (era, até baterem na bike) possível me ver pedalando de terno e gravata, com uma híbrida preta entre os carros na região da av. república do Líbano e Brigadeiro Luis Antonio – pela Vila Mariana, Itaim e Moema. Fui chato com a coisa de bike na cidade de são Paulo, se o pasqua do grupo for o do Ciclo BR ele sabe quem eu sou do Twitter. Enchi o saco do Walter Feldman para sair a ciclofaixa e para ampliarem o horário, participei ativamente da abertura e participo de alguns passeios… Já tenho o que quero da minha fixa na cabeça. Já encontrei um quadro de caloi 10 véia no mercado livre, quero saber se alguém pode montar pra mim, porque pegar buzão para vir trabalhar tá difícil e de carro é impossível (quem levava 10 min para chegar ao escritório demorar mais de meia-hora é a morte).

  33. Laura Sobenes disse:

    nossa… Isso aqui já ta super desatualizado. Precisa ve isso ai…

  34. Canna disse:

    Pode crer Laura, estas bikes já foram todas pro lixo, já montamos outras e destruímos também…os namorados/namoradas já rodaram faz tempo…kkkkk

  35. Toni disse:

    Quem foi que tirou a apresentação da nossa 1ª dama daqui?

    “Márcia disse:
    novembro 5, 2008 às 1:57 am
    Fantástica a apresentação!
    Mona anda muito por aí, mas nenhuma câmera conseguiu captar sua imagem… aguardemos os avanços tecnológicos!”

    Respeito com a memória de nossa estimada e querida amiga.

  36. Sílvio disse:

    Toni, tirei a apresentação da nossa primeira dama por ocasião dos seis meses sem ela. Planejava fazer uma página especial em sua homenagem. Mas acabei não dando conta do recado. Aceito ajuda pra tocar essa idéia.

  37. Danilo disse:

    Pessoal, consigo adaptar uma bike de MTB e transformar em uma fixa?
    Como fazer? POr onde começar?

    A minha primeira bike tá encostada e queria transformá-la em fixa para usá-las em pequenos deslocamentos. É um quadro alfameq tam 18 e hoje está equipado com um cambio shimano 7v.

    Obrigado.
    Danilo
    danilomay@gmail.com

  38. Romaldus disse:

    Senhores, parabens pelo Blog, acompanho a mais de um ano, mas só agora tivemos coragem de criar um blog de fixa aqui para o sul do brasil… se for possivel fazer um post comunicando o pessoal do novo blog ficamos agradecidos de coraçao!
    começar do zero é dificil!

    colocamos o fixasampa como site amigos, espero que nao se importem…

    muito obirgado

    http://fixieyou.wordpress.com

  39. Di Cianno disse:

    U guys rock! Parabens pelo blog. Hope u make a million dollar very soon..
    Se vieren por Atlanta, os Levo para um giro no centrao.. E Podem dormir no meu sofa as well.
    Beijao a todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: